AUTONOMIA DO DOCENTE DE HISTÓRIA EM GRUPOS DE ESTUDO

Autores

  • Luis Fernando Cerri
  • Maria Antônia Marçal

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.8173

Resumo

Analisa-se o processo de constituição de professores de História em seusmovimentos de autonomia e heteronomia em grupos de estudos de professores. O"laboratório" desta pesquisa foi composto por dois grupos de estudo de professoresde História, de 2005 a 2006 em Ponta Grossa - PR. O primeiro foi uma proposta de"capacitação" da Secretaria de Educação do Paraná. O segundo foi um laboratóriovinculado diretamente ao projeto de pesquisa dos autores. A metodologia envolveupesquisa-ação, observação etnográfi ca e pesquisa documental. Os fundamentosteóricos estão em autores como FREIRE (1987, 1996), GIROUX (1986, 1997),KINCHELOE (1997). Os resultados indicam momentos de avanço e recuo da autonomiadocente, condicionamentos que a atrapalham, bem como alguns fatoresque galvanizam a autoformação.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-11-18

Como Citar

CERRI, L. F.; MARÇAL, M. A. AUTONOMIA DO DOCENTE DE HISTÓRIA EM GRUPOS DE ESTUDO. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 149–176, 2009. DOI: 10.5216/hr.v14i1.8173. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/8173. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê