AUTONOMIA DO DOCENTE DE HISTÓRIA EM GRUPOS DE ESTUDO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.8173Resumo
Analisa-se o processo de constituição de professores de História em seusmovimentos de autonomia e heteronomia em grupos de estudos de professores. O"laboratório" desta pesquisa foi composto por dois grupos de estudo de professoresde História, de 2005 a 2006 em Ponta Grossa - PR. O primeiro foi uma proposta de"capacitação" da Secretaria de Educação do Paraná. O segundo foi um laboratóriovinculado diretamente ao projeto de pesquisa dos autores. A metodologia envolveupesquisa-ação, observação etnográfi ca e pesquisa documental. Os fundamentosteóricos estão em autores como FREIRE (1987, 1996), GIROUX (1986, 1997),KINCHELOE (1997). Os resultados indicam momentos de avanço e recuo da autonomiadocente, condicionamentos que a atrapalham, bem como alguns fatoresque galvanizam a autoformação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.