A Didática da História em Goiás

trajetória disciplinar de um campo de formação de professores e reflexão do ensino e aprendizagem histórica na FH/UFG

Autores

Palavras-chave:

Didática da História, Disciplina Científica, Campo Acadêmico, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem Histórica

Resumo

O objetivo do artigo consiste em fornecer uma abordagem da evolução da disciplina Didática da História no contexto do curso de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás. Por meio de uma análise sistemática das fontes, representadas por uma série de resoluções, projetos pedagógicos de curso e planos de ensino de várias disciplinas, buscou-se apresentar o destacado papel que esse campo disciplinar tem desempenhado na referida instituição, tanto na formação de professores no curso de graduação, quanto como um espaço dedicado à reflexão e investigação sobre o ensino e aprendizagem histórica, no âmbito da pós-graduação.

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Biografia do Autor

Max Lanio Martins Pina, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás UFG (2023). Atualmente, é docente efetivo na Universidade Estadual de Goiás, membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Aprendizagem Histórica APRENDHIS/UFG, e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História LAPEHIS/UEG.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

PINA, M. L. M. A Didática da História em Goiás: trajetória disciplinar de um campo de formação de professores e reflexão do ensino e aprendizagem histórica na FH/UFG. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 10–32, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77251. Acesso em: 17 jul. 2024.