Higiene, moral e estética
A influência médica na trajetória da Escola Industrial de Natal
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v28i1.75275Palavras-chave:
Higiene, Escola Industrial de Natal, Educação ProfissionalResumo
Neste artigo, intencionamos contribuir com a história e a historiografia da educação norte-rio-grandense, especificamente, com o campo da história da educação profissional, mediante a análise das práticas educativas higiênicas da Escola Industrial de Natal (EIN). Para esta escrita, trazemos fontes documentais localizados no Arquivo Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e incorporamos as notícias veiculadas pela imprensa norte-rio-grandense, destacadamente, o jornal Diário de Natal localizado no acervo digital da Hemeroteca Digital Brasileira. Às fontes documentais agregamos as contribuições teóricas de Le Goff (1996), Magalhães (2004), Julia (2001), Gatti e Gatti Júnior (2018), dentre outros, para demonstrar que, por meio de formação teórica e prática, a EIN imprimiu um conjunto de práticas educativas sob forte influência do discurso médico higienista que foi capaz de controlar espaço, tempo e corpos, ao mesmo tempo que intencionavam a fabricação de indivíduos dóceis, ordeiros e obedientes.
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