Agenciamento estético em diálogo intercultural

Modesto Brocos (1852-1936) e o impressionismo à brasileira

Autores

  • Heloisa Selma Fernandes Capel Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Modesto Brocos, impressionismo, diálogo intercultural

Resumo

A partir da compreensão do diálogo intercultural ocorrido na relação entre as correntes artísticas europeias e o contexto brasileiro, o texto investiga a atuação do pintor compostelano, Modesto Brocos y Gomes (1852-1936). Por meio de sua obra pictórica e literária, avalia o posicionamento artístico e profissional de Modesto Brocos no início do século XX, sua relação com a cultura pictórica europeia e as tensões, em seu pensamento, entre a ortodoxia e a experimentação.Examina alguns preceitos presentes no pensamento do artista e que se encontram na gênese da vanguarda como o respeito à singularidade e temperamento do artista, a defesa da liberdade e subjetividade, bem como traços formais que envolvem pinceladas mais soltas, cenários mais sugeridos e disformes. Como um artista imigrante que se agencia em um espaço intervalar, a atuação de Brocos se expressa a partir de negociações culturais, contribuindo, por meio de sua obra, para a criação de um impressionismo à brasileira: movimento que se aproxima das vanguardas, mas que guarda características próprias e contraditórias.

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Biografia do Autor

Heloisa Selma Fernandes Capel, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Professora da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita. 

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

CAPEL, H. S. F. Agenciamento estético em diálogo intercultural: Modesto Brocos (1852-1936) e o impressionismo à brasileira. História Revista, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 138–155, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74549. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Estética, Educação E Interculturalidade