Coletivo ação zumbi

uma história de (re)existência e inspiração para uma educação antirracista e decolonial

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ação Zumbi, Educação Étnico-Racial.

Resumo

A proposta do artigo é refletir sobre a importância histórica e política do Coletivo Ação Zumbi, um grupo que realiza performances artísticas multidimensionais em espaços, formais e não-formais principalmente nas cidades São José e Florianópolis. Suas ações revelam performances memórias contra-hegemônicas de origem afro-brasileira a partir da perspectiva de um povo que existe, (re)existe e resiste, ancorado num ideário de maior justiça epistemológica. A atuação do coletivo evidencia um alinhamento ao pressuposto da decolonialidade do saber e da educação para as relações étnico-raciais, que podem contribuir com a educação escolar no semear de uma proposta pedagógica e antirracista promovendo uma troca de saberes com a conexão entre a educação formal das escolas e a educação não formal dos movimentos negros. A pesquisa é construída em diálogo com os integrantes do coletivo a partir de lives e redes sociais do Coletivo disponibilizados ao público em geral. Teoricamente temos dialogado, especialmente, com autoras negras com uma perspectiva decolonial e antirracista.

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Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História. 

Janaina Amorim da Silva, UFSC/Secretaria de Educação de São José - SC

Doutora do Programa de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, bolsista de pesquisa da FUMDES/ UNIEDU. Coordenou o setor de Educação Étnico-Racial e Gênero da Secretaria Municipal de Educação de São José no período de 2007 a 2016, atua como professora de História, desde 1994, com experiência no ensino fundamental, médio e pós-graduação

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

PAIM, E. A.; AMORIM DA SILVA, J. Coletivo ação zumbi : uma história de (re)existência e inspiração para uma educação antirracista e decolonial . História Revista, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 88–104, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74454. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Estética, Educação E Interculturalidade