Educação, trabalho e cidadania no início do século XX:
a Universidade Popular de Piracicaba (1910-1921)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74231Palavras-chave:
Educação Popular, Universidade Popular de Piracicaba, Formação do TrabalhadorResumo
Piracicaba, interior de São Paulo, foi palco de uma experiência de educação popular ímpar, no Brasil – pois teve caráter distinto de sua congênere denominada Universidade Popular de Ensino Livre do Rio de Janeiro (1904). A Universidade Popular de Piracicaba, inspirada em valores positivistas e republicanos teve como proposta inicial a vulgarização das ciências e das artes e tornou-se uma espécie de confraria da elite intelectual local. Nosso objetivo, neste artigo, será investigar as estratégias que deram origem a criação desta Universidade, e tentar, dentro dos limites que aqui se impõem, compreender por que seus traços constitutivos se distanciam tanto da experiência anterior, se a princípio, as duas instituições são originárias de uma mesma fonte. Partindo da análise de documentos da instituição e da imprensa periódica foi possível perceber as formas pelas quais ela se manteve ativa por pouco mais de 10 anos oferecendo formação física, científica e cultural para a população operária sob o olhar atento dos intelectuais locais.
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