Educação profissional em rede
ações e sociabilidades dos intelectuais educadores do ensino técnico profissional brasileiro na primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74227Palavras-chave:
Educação profissional, Rede de sociabilidades, Ensino técnico profissional brasileiroResumo
Esse texto é parte de uma pesquisa que discute a formação da rede de sociabilidades constituída no seio do ensino industrial a partir das interações entre os educadores, intelectuais, gestores públicos e empresários envolvidos com o processo de organização do ensino técnico profissional, identificando alguns sujeitos e apresentando um mapeamento de seus dados biográficos, espaços de atuação, grupos que formavam e sociabilidades construídas. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de consulta às fontes documentais digitais, especialmente da Hemeroteca Digital Brasileira e do Arquivo Gustavo Capanema do CPDOC/FGV, além das fontes bibliográficas. Os dados biográficos obtidos na consulta às fontes documentais e na pesquisa bibliográfica, permite-nos um vislumbre dos contornos da rede de sociabilidades dos intelectuais educadores do ensino técnico industrial.
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