Educação profissional em rede

ações e sociabilidades dos intelectuais educadores do ensino técnico profissional brasileiro na primeira metade do século XX

Autores

  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sandra Maria de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-9577-9656

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74227

Palavras-chave:

Educação profissional, Rede de sociabilidades, Ensino técnico profissional brasileiro

Resumo

Esse texto é parte de uma pesquisa que discute a formação da rede de sociabilidades constituída no seio do ensino industrial a partir das interações entre os educadores, intelectuais, gestores públicos e empresários envolvidos com o processo de organização do ensino técnico profissional, identificando alguns sujeitos e apresentando um mapeamento de seus dados biográficos, espaços de atuação, grupos que formavam e sociabilidades construídas.  Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de consulta às fontes documentais digitais, especialmente da Hemeroteca Digital Brasileira e do Arquivo Gustavo Capanema do CPDOC/FGV, além das fontes bibliográficas. Os dados biográficos obtidos na consulta às fontes documentais e na pesquisa bibliográfica, permite-nos um vislumbre dos contornos da rede de sociabilidades dos intelectuais educadores do ensino técnico industrial.

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Biografia do Autor

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Sandra Maria de Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profisisonal do IFRN.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

MEDEIROS NETA, O. M. de; ASSIS, S. M. de. Educação profissional em rede: ações e sociabilidades dos intelectuais educadores do ensino técnico profissional brasileiro na primeira metade do século XX. História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 222–243, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.74227. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74227. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História, trabalho e cidadania