Ensinando na prisão
um dever da história
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66228Resumo
Este estudo é resultado de pesquisas e experiências profissionais no Centro Penitenciário Rémire-Montjoly, na Guiana Francesa, em 2015-2016, durante a implantação da primeira parte do projeto brasileiro de extensão de atividades em contexto penitenciário intitulado Educação Prisional Transfronteiriça. Pretende-se refletir sobre as práticas e contribuições de educadores que atuam em um contexto espacial diferente de seu ambiente usual, neste caso no universo prisional. Não obstante, o objetivo deste projeto é desenvolver atividades de ensino com os reclusos brasileiros deste estabelecimento, a fim de os preparar para os Exames Nacionais de Certificação, como o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA ) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para que obtenham o diploma que facilita o ingresso na vida ativa no Brasil após o cumprimento da pena na Guiana Francesa.
Palavras-chave: Ensinando na prisão, Espaço, Guiana Francesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.