Ensinando na prisão

um dever da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66228

Resumo

Este estudo é resultado de pesquisas e experiências profissionais no Centro Penitenciário Rémire-Montjoly, na Guiana Francesa, em 2015-2016, durante a implantação da primeira parte do projeto brasileiro de extensão de atividades em contexto penitenciário intitulado Educação Prisional Transfronteiriça. Pretende-se refletir sobre as práticas e contribuições de educadores que atuam em um contexto espacial diferente de seu ambiente usual, neste caso no universo prisional. Não obstante, o objetivo deste projeto é desenvolver atividades de ensino com os reclusos brasileiros deste estabelecimento, a fim de os preparar para os Exames Nacionais de Certificação, como o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA ) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para que obtenham o diploma que facilita o ingresso na vida ativa no Brasil após o cumprimento da pena na Guiana Francesa.

Palavras-chave: Ensinando na prisão, Espaço, Guiana Francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinaldo Silva Junior, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil, dinaldo.barbosa@ufcg.edu.br

Professeur d’histoire à l’Universidade Federal do Amapá, Campus Oiapoque (UNIFAP) et Professeur à l’Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Campina Grande. Coordinateur du Projet transfrontalier d’Education en milieu carcéral de la frontière Brésil-Guyane. Membre du Comité de pilotage du Pacte universitaire pour la Promotion du Respect de la Diversité, de la Culture, de la Paix et des Droits de l’Homme de l’UNIFAP.

Stéphane Granger , Lycée Melkior-Garré de Cayenne, Caiena, Guiana Francesa, granger.stephane@orange.fr

Docteur en géographie (Université de Paris 3), professeur d’histoire-géographie au lycée Melkior-Garré de Cayenne (section internationale brésilienne) et chargé de cours à l’Université de Guyane, membre du comité scientifique de l’OHM-Oyapock (CNRS, Cayenne).

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

SILVA JUNIOR, D.; GRANGER , S. . Ensinando na prisão: um dever da história. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 133–145, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i3.66228. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/66228. Acesso em: 7 dez. 2024.