EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Autores

  • Adriane Sobanski SEED/PR LAPEDUH/UFPR
  • Rita de Cássia Santos Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i2.52719

Resumo

Discute teoricamente o papel do professor e de como ele utiliza o seu conhecimento do passado para se desenvolver enquanto professor – pesquisador. Apresenta discussões teóricas, a partir de aportes bibliográficos e empíricos sobre o desenvolvimento do professor pesquisador e do papel da sua experiência e do passado. Debate a formação deste profissional e como a perspectiva da Educação Histórica auxilia o desenvolvimento da consciência histórica de alunos, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que o professor e suas experiências estão intrinsicamente ligados a um trabalho pedagógico bem desenvolvido. Apresenta resultado de trabalho empírico junto a professores da rede estadual de ensino do Paraná. Está ancorado, teoricamente, nas discussões apresentadas por Schmidt (2015), Barca (2012), Rüsen (2001, 2007 e 2012), Peter Seixas (1994, 1998) e Lowenthal (1989, 1998).

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Biografia do Autor

Adriane Sobanski, SEED/PR LAPEDUH/UFPR

Professora de História da Rede Estadual de Educação do Paraná

Rita de Cássia Santos, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2019-03-09

Como Citar

SOBANSKI, A.; SANTOS, R. de C. EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 53–67, 2019. DOI: 10.5216/hr.v23i2.52719. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/52719. Acesso em: 1 jul. 2022.