UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DA ASSISTÊNCIA E DA EDUCAÇÃO VOLTADAS À PRIMEIRA INFÂNCIA EM FRANCISCO BELTRÃO/PR

Autores

  • Caroline Machado Cortelini Conceição Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i2.52686

Palavras-chave:

História da Infância, Assistência, Educação Infantil

Resumo

Este texto tem como proposta visibilizar processos de constituição da infância na sociedade.  Realiza uma abordagem histórica do atendimento à primeira infância em Francisco Beltrão/PR, assinalando diferentes práticas. Tem como base teórica e metodológica a História Cultural. Documentos escritos e orais compõem o material de análise da pesquisa. Tem destaque o papel desempenhado pela Associação de Proteção à Maternidade e a Infância desde o início da organização política do município. A pesquisa permite perceber o lugar ocupado pela infância na sociedade ao visibilizar práticas e representações que dizem respeito à criança, à assistência social e à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Machado Cortelini Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão - Centro de Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2019-03-09

Como Citar

MACHADO CORTELINI CONCEIÇÃO, C. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DA ASSISTÊNCIA E DA EDUCAÇÃO VOLTADAS À PRIMEIRA INFÂNCIA EM FRANCISCO BELTRÃO/PR. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 162–180, 2019. DOI: 10.5216/hr.v23i2.52686. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/52686. Acesso em: 28 mar. 2024.