Ensinando história e disseminando estereótipos
os janízaros do grande turco em compêndios do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i1.44944Resumo
Uma análise da presença dos Janízaros, os escravos-soldados do Império Otomano, em alguns manuais de história utilizados em escolas europeias e americanas durante o século XIX mostra nexos interessantes entre valores políticos, crenças morais, estereótipos e a escrita/ensino da história dos povos orientais. O artigo explora brevemente alguns desses nexos, principalmente, como os autores conectaram suas exposições dos Janízaros com (a) o culto ao modelo idealizado de família cristã ocidental; (b) a imagem dos governos orientais como Despotismos; (c) a valorização do patriotismo e da lealdade nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.