Educação escolar indígena
resistência na promoção e efetivação de direitos
DOI:
https://doi.org/10.5216/hawo.v6.80985Palabras clave:
Educação Escolar Indígena; Povos Indígenas; ResistênciaResumen
O presente texto busca compreender a educação escolar indígena como um meio de resistência, fazendo um breve relato de como foi seu início no Brasil, em seguida identificando as alterações trazidas pela atual Constituição Federal, que abriu caminho para a cidadania indígena, tendo expresso direitos e garantias fundamentais, cuja a participação e atuação de lideranças indígenas durante as discussões foi muito importante. A Constituição trouxe a previsão de uma educação escolar indígena específica, própria e diferenciada, que segue em construção e tem sido uma aliada estratégica na luta pelo combate às violações, na defesa de seus direitos fundamentais e na elaboração de novas propostas para o crescimento e fortalecimento desta proposta como por exemplo o ensino superior indígena. A reflexão partiu especialmente, dos referenciais teóricos utilizados com produção indígena de Gersem Baniwa (2013; 2019) e Guajajara (2019), para responder à pergunta: A educação escolar indígena é um meio de resistência na luta pela promoção e efetivação de direitos desse grupo? Para tanto, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental como fontes de informação para composição dos conceitos, análise e reflexão.
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