Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice or Microsoft Word document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Política Editorial

Hawò publica artigos originais e inéditos, de cunho teórico ou aplicado, ensaios bibliográficos, resenhas de livros  que tenham sido publicados no máximo cinco anos antes da data de envio da submissão,  traduções, dossiês e entrevistas resultantes de pesquisas realizadas por autores brasileiros e estrangeiros, relacionados à sua área de especialidade. A submissão dos manuscritos e dos metadados  é feita pelo site da Hawò.  

As submissões podem ser feitas em qualquer época do ano, sem custos.

Os conteúdos publicados são de responsabilidade do(s) autore(s) e estão sob licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional.

Forma de submissão -  Para submeter o manuscrito, o autor deve logar no sistema com o seu login e senha e na aba File, escolher a opção "Nova submissão". Na aba "Início", deve preencher os dados solicitados e escolher a seção correspondente. Em seguida, marcar todos os Checkboks e salvar. Em transferência de manuscrito, fazer o upload do arquivo, escolher tipo de arquivo, inserir os metadados e confirmar. Seguir os próximos passos para finalizar a submissão. 

Processo de Avaliação - Os manuscritos submetidos à revista são inicialmente avaliados pelos editores para análise prévia de seu conteúdo, relevância, escopo, adequação à política editorial e às normas da revista. Uma vez aprovados inicia-se o processo de revisão por pares no formato duplo-cego (double blind peer review), que é constituído por dois ou mais avaliadores ad hoc designados para emitir pareceres sobre o manuscrito, não pertencentes à mesma instituição do autorescolhidos pelo editor responsável  ou editor de sessão,  que avaliará aspectos relacionados à relevância do tema, originalidade da pesquisa, clareza da metodologia, redação adequada à norma padrão. Nesse processo, a identidade do(s) avaliador(es) e autor(es)s  são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação. Manuscritos com pareceres contraditórios são encaminhados a um terceiro avaliador. Cabe ao autor realizar as alterações e re-submeter o manuscrito, conforme prazos indicados. Todas as avaliações são lidas pelos editores que produzem uma opinião final sobre o artigo e sobre possíveis alterações necessárias, conforme o caso. A partir das avaliações emitidas, os editores julgarão a viabilidade de sua publicação. 

Pareceres -  São enviados pelos avaliadores de forma on-line por meio do acesso ao sistema da revista. Os avaliadores tem como opções: "Aceitar submissão", "Correções obrigatórias", "Submeter novamente para avaliação", "Rejeitar submissão" e "Submeter novamente para avaliação".  Emitidos os pareceres,  os editores encaminham as decisões ao(s) autor(es). Havendo necessidade de  revisão é feita uma segunda rodada de avaliação pelos pares. 

  • Aprovação ou rejeição - Com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores, os editores decidirão sobre a aprovação ou rejeição do manuscrito: se aceito,  seguirá para as etapas posteriores de edição e, após  uma última consulta aos autores, o manuscrito será publicado. Se rejeitado, o autor será comunicado por e-mail.

Orientações para apresentação dos manuscritos

Todas as referências ao(s)  autor(es) devem ser suprimidas do texto devendo ser colocadas em arquivo submetido à parte, porém na mesma submissão, com o nome: "Dados biográficos".  Neste arquivo devem constar um mini-currículo indicando: nome completo do autor,  instituição instituição, cargo, titulação, os principais interesses de pesquisa, endereço eletrônico, endereço do Curriculum Lattes ou similar e Orcid. 

Título - Deve ser redigido no idioma original, em inglês e em espanhol. 

Resumo - Os artigos devem conter um resumo na língua original, com até  160  palavras, traduzidos para o inglês e espanhol, seguido de  cinco palavras-chave nos mesmos idiomas.   

Citações - O sistema utilizado para as citações no texto é o autor-data.

- Citações diretas com até três linhas são inseridas no texto entre aspas duplas;  com mais de  três linhas são  destacadas do texto principal, com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte menor (tamanho onze), espaçamento simples nas entrelinhas e sem aspas. 

Seja no corpo do texto entre aspas, seja destacada em recuo, deve-se indicar a referência do seguinte modo, preferencialmente ao final de cada citação: Sobrenome do autor, ano de publicação e o número da página de onde o texto foi extraído.

"Cumpre observar que Aristoteles distingue esse elemento como recurso de estilo [...]" (Neves, 2012, p. 222).

- Citações indiretas: conforme modelo de citação abaixo.  

Em seu estudo sobre os sítios arqueológicos, Oliveira descreve que este sítio cerâmico foi localizado a 30 m da margem direita do Ribeirão Aroeiras (Oliveira, 1975).

Notas de rodapé – Devem ser exclusivamente informativas e/ou explicativas, redigidas em fonte menor (tamanho 11),  numeradas e apresentadas ao pé da página em que foi mencionada.

Ilustrações  - Devem ser inseridas no texto em formato .jpeg, .png ou .tiff, com resolução mínima de 300 dpi. A identificação das ilustração é feita na parte superior.

Exemplos: Figura 1 - Sítio Arqueológico Santa Elina.

                    Mapa 2- Bens arqueológicos da cidade de São Paulo.

Na parte inferior das ilustrações devem constar a fonte, legentes e notas.

Referências – As referências ao final do artigo seguem em ordem alfabética pelo sobrenome do autor (maiúscula), nome, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data da publicação, página e/ou volume.

São alinhadas `a margem esquerda do texto,  elaboradas em  espaço simples nas entrelinhas e separadas entre si por um espaço de linha em branco. Para destacar o título do subtítulo, utiliza-se negrito. A indicação das referências obedece à NBR6023/2018, da  Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Exemplos: 

- Livros e monografias no todo:

SOBRENOME, Pré-nome do autor.  Título, negrito e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver.  Número da edição (se indicado). Local: nome da editora, ano de publicação. 

CAMPOS, Y. D. S. de. Proposições para o patrimônio cultural. 2. ed . Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2015.

Observações:

1. Os pré-nomes dos autores podem ser apresentados de forma abreviada ou não.

2. Quando houver até tres autores todos devem ser indicados separados entre si por ponto e vírgula; mais de quatro autores pode-se indicar todos ou optar pela indicação do primeiro, seguido da expressão et. al.  

Livros e monografias on-line: seguem o padrão anterior, acrescido do endereço eletrônico e data de acesso. 

CUDDY, Amy. O poder da presença. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#search/sistema+de+bibliotecas?projector=1. Acesso em: 26 maio 2019.

- Parte/Capítulo de livro

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título da parte seguido da expressão “In:SOBRENOME do autor do livro. Título (negrito e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver). Número da edição (se indicado). Local: Nome da editora, ano de publicação. página(s) da parte referenciada: 

VELOSO, S. C. B. O metateatro da vida contemporânea. In: Performance da cultura: ensaios e diálogos. Goiânia: Kelps, 2015. p.  89-103.

- Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.):

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data. 

BORGES, M. V. O fenômeno da diferenciação entre as falas feminina e masculina e línguas indígenas. Rev. do Museu Antropológico, Goiânia,  v.3/4, n. 1, p.  75-103, 1999/2000.

VANZOLINI, M. As histórias dos outros. São Paulo, Rev. Antropologia, v. 61, n. 3, p.162-184, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/152164. Acesso em: 21 mar. 2019.

- Trabalhos acadêmicos:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título: subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, conforme folha de aprovação. 

PEROTA, C. O sítio de Monsarás: evidências arqueológicas. 1979. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,  Universidade de São Paulo, 1979.

- Trabalho apresentado em evento:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:” Nome do evento, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título do documento (anais, atas, resumos, etc., em negrito), local de publicação: Nome da editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada: 

CANAS, A. T. A Revista Habitat e o Museu de Arte de São Paulo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL REPRESENTAÇÕES DA CIDADE NO MUNDO LUSÓFONO E HISPÂNICO,1., 2013, Rio de  Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ-PROARQ, 2013. p. 1-14.

- Documentos jurídicos:

 JURISDIÇÃO OU ENTIDADE.  Epígrafe e ementa transcrita conforme publicada e demais dados da publicação. 

BRASIL. Decreto n.° 1.205, de 1 de agosto de 1994.  Aprova a estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, e dá outras providências. Diário Oficial [da]  Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 132, n. 146, p. 19, 2 ago. 1994. Seção 1, pt. 1.

 

 

Artigos

Originais e inéditos redigidos em português, espanhol, inglês ou francês, com até 11.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, notas, resumo (contendo entre150 e 200 palavras), com indicação de até cinco palavras-chave. Título, resumo e palavras-chaves devem possuir versão escrita em português e inglês.

 

On pain and resentment: heritages in critical perspective

On pain and resentment: heritages in critical perspective

Resenhas

Em português, inglês ou espanhol,  de produções  (livros, filmes, produções acadêmicas) realizadas nos últimos cinco anos. Devem ser redigidas com até 2.000 palavras (incluindo notas e as referências bibliográficas). Devem apresentar a referência completa da  obra analisada, nome do(s) autor(es) e palavras-chave. 

Traduções

Referem-se a publicação de traduções de textos escritos em outras línguas  para o português de trabalhos relevantes para a Antropologia e áreas afins. As normas de apresentação dos textos traduzidos são as mesmas das demais seçoes da revista. 

 

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.