Tecnologias educacionais empregadas na atenção primária à saúde para promoção da saúde mental: revisão integrativa

Autores

  • Katyane Heck Girardi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: katyaneheck@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-4347-7004
  • Jaqueline Krepski Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: jaqueline.cardoso19@edu.udesc.br. https://orcid.org/0000-0002-7421-4031
  • Leila Zanatta Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: leila.zanatta@udesc.br. https://orcid.org/0000-0003-0935-4190
  • Denise Antunes de Azambuja Zocche Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: denise.zocche@udesc.br. https://orcid.org/0000-0003-4754-8439

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v26.75829

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Saúde Mental, Promoção da Saúde, Atenção Primária a Saúde

Resumo

Objetivo: identificar e caracterizar o uso de tecnologias educacionais voltadas a promoção da saúde mental de usuários na Atenção Primária a Saúde. Métodos: revisão integrativa da literatura, realizada na Plataforma digital da Biblioteca Virtual em saúde (BVS), e nas bases de dados Sciverse Scopus (SCOPUS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), mediante a seguinte combinação de descritores: “saúde mental” and “enfermagem” and “promoção da saúde” and “atenção primária a saúde”; adicionalmente combinou-se tecnologia educacional” and “saúde mental” and “promoção da saúde”. Foram incluídos estudos publicados entre 2017 e 2022, em inglês, espanhol e português. Resultados: foram incluídos dez artigos e uma tese que permitiram identificar tecnologias educacionais do tipo: intervenções psicoeducativas em grupos, atividades lúdicas e a técnica de body mapping, curso on-line, manual educativo on-line, atividades de lazer, tecnologias da informação e comunicação e cartilha educacional impressa. O público-alvo para qual as tecnologias destinaram-se foram, adultos, adolescentes, crianças, cuidadores não profissionais e pessoas com depressão e comorbidade física. Conclusão: uma diversidade de tecnologias educacionais tem sido desenvolvida e aplicada para promover a saúde mental na atenção primária a saúde. Aquelas que apresentam maior nível de evidencia são baseadas em tecnologias digitais e interação social.

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Publicado

24/07/2024

Edição

Seção

Artigo de Revisão