Supervisão do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel

Autores

  • Andrea Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Vanessa Gomes Maziero
  • Lívia Barrionuevo El Hetti União Médica Radiológica de Catanduva
  • Maria Cláudia dos Santos Baldin Hospital Estadual de Américo Brasiliense
  • Carmen Silvia Gabriel Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.21126

Palavras-chave:

Supervisão de Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem, Comunicação

Resumo

O estudo objetivou analisar como ocorre a supervisão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de um município do Estado de São Paulo - Brasil. Estudo qualitativo que utilizou a análise temática de conteúdo para análise dos dados. A coleta de dados foi realizada em 2011, com o coordenador do SAMU e 27 auxiliares de enfermagem que trabalham nas viaturas de Suporte Básico de Vida. Emergiram duas categorias: Singularidades da Supervisão no APH móvel e Supervisão x Ruídos na comunicação. Os resultados revelaram que a supervisão foi considerada primordial nesse serviço, contudo é caracterizada como um processo de fiscalização. Além disso, os enfermeiros não estão presentes fisicamente nesse serviço, o que prejudica a qualificação dos profissionais. A comunicação enquanto instrumento da supervisão foi outra dificuldade elencada. Conclui-se que a supervisão não tem atendido às expectativas dos trabalhadores, favorecendo o risco de erros, comprometendo a segurança do paciente e da equipe.

doi: 10.5216/ree.v16i3.21126.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: andreab@eerp.usp.br.

Vanessa Gomes Maziero

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: vamaziero@yahoo.com.br.

Lívia Barrionuevo El Hetti, União Médica Radiológica de Catanduva

Enfermeira. Enfermeira da União Médica Radiológica de Catanduva. Catanduva, SP, Brasil. E-mail: liviaelhetti@hotmail.com.

Maria Cláudia dos Santos Baldin, Hospital Estadual de Américo Brasiliense

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Estadual de Américo Brasiliense. Américo Brasiliense, SP, Brasil. E-mail: maria.claudia.santos@hotmail.com.

Carmen Silvia Gabriel, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: cgabriel@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Bernardes A, Maziero VG, Hetti LBE, Baldin MC dos S, Gabriel CS. Supervisão do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 16º de abril de 2024];16(3):635-43. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21126

Edição

Seção

Artigo Original