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Formação em gestão do esporte no bacharelado em Educação Física no Brasil: revendo conteúdos e fundamentações

reviewing content and foundations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82764

Palavras-chave:

Ensino Superior. Educação Física. Gestão do Esporte. DCN

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2018 para a formação do Bacharel em Educação Física no Brasil incluíram temas relacionados à gestão nos componentes curriculares. Contudo, há um único estudo sobre o tema a nível nacional, datado de 2018. O objetivo da pesquisa foi analisar o ensino da Gestão do Esporte nos cursos de Bacharelado em Educação Física do país. Trata-se de pesquisa exploratória, de desenho quali-quantitativo e documental junto a 42 IES. Verificou-se projetos pedagógicos desatualizados e limitado acesso a ementas e bibliografia básica; aumento de disciplinas oferecidas; diversidade de abordagens, e limitação da inclusão de temas contemporâneos e da prática de estágios. Conclui-se que não há consistência do conteúdo ensinado sobre a Gestão do Esporte nos cursos analisados.

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Publicado

2025-12-22 — Atualizado em 2025-12-22

Versões

Como Citar

FUREGATO MORAES, Ivan; MENDES DOS SANTOS AMARAL, Cacilda; CUNHA BASTOS, Flávia. Formação em gestão do esporte no bacharelado em Educação Física no Brasil: revendo conteúdos e fundamentações: reviewing content and foundations. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82764. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82764. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas