Formação em gestão do esporte no bacharelado em Educação Física no Brasil: revendo conteúdos e fundamentações
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82764Palavras-chave:
Ensino Superior. Educação Física. Gestão do Esporte. DCNResumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2018 para a formação do Bacharel em Educação Física no Brasil incluíram temas relacionados à gestão nos componentes curriculares. Contudo, há um único estudo sobre o tema a nível nacional, datado de 2018. O objetivo da pesquisa foi analisar o ensino da Gestão do Esporte nos cursos de Bacharelado em Educação Física do país. Trata-se de pesquisa exploratória, de desenho quali-quantitativo e documental junto a 42 IES. Verificou-se projetos pedagógicos desatualizados e limitado acesso a ementas e bibliografia básica; aumento de disciplinas oferecidas; diversidade de abordagens, e limitação da inclusão de temas contemporâneos e da prática de estágios. Conclui-se que não há consistência do conteúdo ensinado sobre a Gestão do Esporte nos cursos analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-22 (3)
- 2025-12-22 (2)
- 2025-12-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
