O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica

NOTES FOR A POLITICAL-PEDAGOGICAL PRAXIS

Autores

  • Arnaldo Leitão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Muzambinho, Minas Gerais, Brasil, arnaldo.leitao@muz.ifsuldeminas.edu.br https://orcid.org/0000-0002-3768-048X
  • Gabriel da Costa Spolaor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, gabriel.spolaor@hotmail.com
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, elaine@fef.unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-2500-3668

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71618

Palavras-chave:

Ética, Educação Física Escolar, Práxis

Resumo

Buscamos tencionar neste texto alguns elementos dialógicos-problematizadores do reconhecimento ético na práxis político-pedagógica da Educação Física. Para tanto, assumimos as contribuições do referencial freireano nas suas possibilidades de constituição de um movimento reflexivo sobre os aspectos dialógicos, intencionais e valorativos enredados em uma práxis formativa. Esse movimento direciona nosso olhar para a compreensão de que o processo/percurso formativo dos/as educandos/as, em comunhão com os/as educadores/as, é tecido na práxis pedagógica a partir do reconhecimento do outro, que promova o encontro, o diálogo e a reflexão sem perder de vista as possibilidades de construção de valores mais sensíveis aos contextos de formação, mais solidários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Costa Spolaor, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, gabriel.spolaor@hotmail.com

Mestre e licenciado em Educação Física pela FEF/UNICAMP. Atualmente é professor de Educação Física na Educação Básica e coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), sub-grupo do GEPEC situado na FE/UNICAMP. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, Brincar, Prática pedagógica e Formação docente.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, elaine@fef.unicamp.br

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

LEITÃO, A.; DA COSTA SPOLAOR, G. .; PRODÓCIMO, E. O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica: NOTES FOR A POLITICAL-PEDAGOGICAL PRAXIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.71618. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71618. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios