FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES OBESOS DE TRÊS DISTRITOS SANITÁRIOS DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.6036Palavras-chave:
Adolescente, Obesidade, Doenças cardiovascularesResumo
O objetivo da pesquisa foi identificar e avaliar os riscos para doenças cardiovasculares em adolescentes obesos. Avaliou-se a circunferência muscular do braço, a dobra cutânea tricipital, perfil lipidêmico, glicemia, pressão arterial, nível de atividade física, doenças na família e hábito alimentar de 42 adolescentes, ambos os sexos, de 13 a 16 anos de idade. Os resultados indicaram que os triglicérides, colesterol, LDL-c e pressão arterial estavam elevados em 10%, 30%, 30% e 21% dos adolescentes, respectivamente. Dentre eles, 36% eram pouco ativos, 64% sedentários e todos tinham hábito alimentar inadequado. Concluindo, os adolescentes avaliados apresentaram indicadores adicionais para doenças cardiovasculares e, portanto necessitam de cuidados especiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).