Desenvolvimento da capacidade de ensinar durante o PIBID na área de educação física

Autores

  • Roraima Alves Costa Filho Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil, roraimaacfilho@gmail.com
  • Roberto Tadeu Iaochite Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil, roberto.iaochite@unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59355

Palavras-chave:

autoeficácia, formação profissional, iniciação à docência

Resumo

Este estudo investigou o desenvolvimento da autoeficácia docente de futuros professores ao longo da participação em um programa de iniciação à docência na área de educação física. Participaram 16 licenciandos em educação física que responderam à escala de autoeficácia docente e de fontes de autoeficácia docente em três momentos distintos em 2015 e 2016. Os resultados de análises exploratórias e inferenciais mostraram um desenvolvimento positivo da autoeficácia docente, com diferenças significativas observadas nas dimensões de estratégias de ensino e engajamento dos estudantes quando considerados o ano e o nível de ensino em que as atividades foram realizadas. Essas evidências podem ajudar a traçar propostas formativas para estudantes em formação inicial em educação física.

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

COSTA FILHO, R. A.; IAOCHITE, R. T. Desenvolvimento da capacidade de ensinar durante o PIBID na área de educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.59355. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59355. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais