As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências

Authors

  • Adriana de Faria Gehres Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55800

Keywords:

Dança. Ensino. Educação Física. Arte

Abstract

Neste artigo objetivamos analisar as danças nas escolas numa rede que se compõe a partir de deslocamentos nas danças contemporâneas e no ensino da dança. Para tal recorremos à pesquisa bibliográfica, tomando como foco uma breve discussão sobre os deslocamentos nas danças contemporâneas (SABISCH, 2011); uma análise de uma proposta para a dança no ensino que problematiza o corpo contemporâneo, amplamente discutida na literatura nacional de Educação Física e Arte (MARQUES, 2014, 2012, 2010, 2003, 1999, 1998a, 1998b, 1996, 1995); e, a possibilidade da vivência da educação como experiência (LARROSA, 2013, 2009; LARROSA BONDÍA, 2002), como hospedeira, eventualmente, de uma outra dança no ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana de Faria Gehres, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco, Doutora em Motricidade Humana/Dança

Published

2020-08-06

How to Cite

GEHRES, A. de F. As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.55800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55800. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de Revisão