As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências

Autores/as

  • Adriana de Faria Gehres Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55800

Palabras clave:

Dança. Ensino. Educação Física. Arte

Resumen

Neste artigo objetivamos analisar as danças nas escolas numa rede que se compõe a partir de deslocamentos nas danças contemporâneas e no ensino da dança. Para tal recorremos à pesquisa bibliográfica, tomando como foco uma breve discussão sobre os deslocamentos nas danças contemporâneas (SABISCH, 2011); uma análise de uma proposta para a dança no ensino que problematiza o corpo contemporâneo, amplamente discutida na literatura nacional de Educação Física e Arte (MARQUES, 2014, 2012, 2010, 2003, 1999, 1998a, 1998b, 1996, 1995); e, a possibilidade da vivência da educação como experiência (LARROSA, 2013, 2009; LARROSA BONDÍA, 2002), como hospedeira, eventualmente, de uma outra dança no ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana de Faria Gehres, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco, Doutora em Motricidade Humana/Dança

Publicado

2020-08-06

Cómo citar

GEHRES, A. de F. As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.55800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55800. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão