Respostas neuromusculares ao treinamento resistido de alta intensidade (HIRT)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53606Palavras-chave:
Treinamento de resistência, recuperação, intensidade de treinamento, treinamento intervalado de alta intensidade.Resumo
Objetivo: Descrever respostas neuromusculares ao treinamento resistido de alta intensidade (HIRT). Materiais e Métodos: 12 voluntários executaram testes de salto horizontal (SH), salto vertical (SV), arremesso de Medicine-Ball (MedBall), força de pressão manual (FPM) antes, após e após 24h e 48h do protocolo HIRT. Resultados: Força e potência de membros superiores demonstraram diferença significante apenas entre os períodos PRÉ e PÓS, tanto para SV (p=0,01) quanto para SH (p=0,02). Entretanto, arremesso de MedBall e FPM não demonstraram mudanças significantes entre os momentos. Conclusão: O treinamento resistido de alta intensidade (HIRT) afeta de modo agudo a potência de membros inferiores, mas não de superiores. Porém, o período de 24h parece ser suficiente para recuperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).