Educação Física, ensino médio e juventude: vamos falar sobre crise?

Autores

  • Gabriel Carvalho Bungenstab Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53197

Palavras-chave:

Educação Física

Resumo

Este ensaio se insere no debate atual que procura analisar as relações que são estabelecidas entre a Educação Física (EF), o Ensino Médio (EM) e a juventude no cenário brasileiro. O objetivo é mostrar, a partir do diagnóstico da crise da instituição escolar, que as atuais propostas/reformas educacionais dirigidas ao EM afetam também a discussão a respeito da juventude e da EF escolar, fazendo com que elas também iniciem um processo de crise. O texto sugere, com um olhar epistemológico, que a inserção do EM dualista traz o retorno de uma visão de jovem pautada pela perspectiva geracional e anuncia uma nova era da crise de legitimidade da EF dentro do contexto do EM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação Física pela UFES. Doutor em Sociologia pela UFG. Professor efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

BUNGENSTAB, G. C. Educação Física, ensino médio e juventude: vamos falar sobre crise?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.53197. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53197. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaios