Nível de intensidade nas aulas de educação física do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.50582Palavras-chave:
Educação Física., Esforço físico., Ensino fundamental e médio.Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de intensidade das aulas de Educação Física de escolares do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e corte transversal. A escola foi selecionada por conveniência. Foram avaliadas 11 aulas, de uma turma do oitavo ano. As variáveis do estudo foram: as atividades em que os escolares estavam envolvidos, frequência cardíaca, velocidade e a distância percorrida. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas descritivas. Apenas 31 minutos foram aproveitados do período total da aula, os alunos permaneceram 19 minutos em intensidade muito baixa e baixa. Sendo assim, as evidências indicam que as aulas são pouco aproveitadas e os esforços físicos realizados com intensidade alta caracterizaram-se como de curta duração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).