A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ESTEIO, RS

Autores

  • Thaina de Avila Medeiros Centro Universitário La Salle
  • Adriana Marques Toigo Centro Universitário La Salle http://orcid.org/0000-0003-3405-064X
  • Luciana Martins Brauner Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46047

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Percepção infantil

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de alunos de 7 a 9 anos de idade sobre as aulas de Educação Física em uma escola pública no município de Esteio, RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 49 estudantes e seu respectivo professor de Educação Física, bem como observações não participantes, as quais foram descritas em um diário de campo, e, ainda, análise de documentos. Como resultados, 23 alunos relataram não saber a importância do que é aprendido nas aulas, 45 relataram alegria em participar das atividades e 27 relataram não conhecer o propósito do que aprendem em aula. Concluímos que os alunos possuem bastante simpatia pela disciplina, porém que não reconhecem em seu cotidiano a aplicação do que é aprendido nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaina de Avila Medeiros, Centro Universitário La Salle

Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário La Salle, Brasil

Adriana Marques Toigo, Centro Universitário La Salle

Professora no curso de Educação Física do Centro Universitário La Salle

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha

Luciana Martins Brauner, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS, Brasil

Professora de Educação Física da Escola Nossa Senhora de Fátima, SMED, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Especialista em Motricidade Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Ciências do Moviemento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

 

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

MEDEIROS, T. de A.; TOIGO, A. M.; BRAUNER, L. M. A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ESTEIO, RS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.46047. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46047. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais