ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ESPORTE E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.27965Palavras-chave:
Esporte, Escola, Atletas, ProfessoresResumo
O estudo teve por objetivo analisar a relação entre prática esportiva competitiva e desempenho escolar em uma escola de Maringá-PR. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 59 estudantes-atletas e 12 professores e consulta a documentos escolares. Verificou-se similaridade entre o desempenho escolar de atletas e demais alunos, interação insuficiente de professores sobre as atividades esportivas da escola, independência entre tempo de treinamento e estudo e opiniões distintas entre os grupos sobre fatores intervenientes. Concluiu-se que, mesmo não evidenciada a interferência da prática esportiva no desempenho escolar no campo investigado, os estudantes-atletas precisam ser orientados adequadamente em suas rotinas e apoiados em suas dificuldades.
Palavras-chave: Esporte. Escola. Atletas. Professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).