ATITUDE: ATRIBUTO À COMPETÊNCIA

Autores

  • Júlio Cesar Schmitt Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25575

Palavras-chave:

Attitude, Competence, Formation.

Resumo

O objetivo deste ensaio foi ampliar a compreensão sobre a competência no campo educacional a partir do papel qualificador exercido pela dimensão da atitude. Ao longo de seu percurso defendeu-se que as competências são uma construção social, portanto, não são neutras. Apresentaram-se as bases teórico-conceituais que sustentam as competências e suas implicações na organização curricular, destacando-se as qualidades pessoais como alicerce da mobilização dos saberes. Firmou-se o papel qualificador da atitude como atributo à competência e balizador da ação educacional a fim de alcançar uma conjunção mais harmônica e integral ao longo da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Schmitt Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do Departamento de Educação Física da UFSC atuando nas áreas de pedagogia e esporte.

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779290T6

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Desporto. Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762925A0

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

ROCHA, J. C. S.; NASCIMENTO, J. V. do. ATITUDE: ATRIBUTO À COMPETÊNCIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.25575. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25575. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios