O ATLETISMO ESCOLAR: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE AULAS A PARTIR DA PROPOSTA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E DIDÁTICA COMUNICATIVA

Autores

  • Jacob Alfredo Iora Universidade Federal de Pelotas
  • Carmen Lúcia Marques Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17178

Palavras-chave:

Atletismo, Propostas Didático-Pedagógicas, Educação Física Escolar

Resumo

Este estudo refere-se ao conteúdo esportivo Atletismo e à proposta pedagógica Crítico-Emancipatória e didática comunicativa, de Kunz (1994), problematizando o ensino deste conteúdo na Educação Física Escolar. Caracteriza-se por ser um estudo do tipo descritivo e proposicional com base fenomenológica, através da tendência pedagógica citada, a partir de uma proposta de organização de aulas. Para tanto, partimos de experiências vivenciadas no processo de formação inicial (curso de Educação Física (EF) Licenciatura CEFD/UFSM) a partir de ações específicas constituídas nas disciplinas de Atletismo I e II, culminando na disciplina complementar de graduação (DCG), denominada Atletismo Escolar, na qual a interação universidade/escola contribuiu para a reflexão e a elaboração de uma possível organização do atletismo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar.

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Biografia do Autor

Jacob Alfredo Iora, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Educação Física Escolar Pela Universidade federal de Santa Maria. Mestre Em Educação Física Pela Universidade Federal de Pelotas

Carmen Lúcia Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Prof: Drª adjunta do departamento de desportos individuais da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

IORA, J. A.; MARQUES, C. L. O ATLETISMO ESCOLAR: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE AULAS A PARTIR DA PROPOSTA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E DIDÁTICA COMUNICATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.17178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17178. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão