O ATLETISMO ESCOLAR: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE AULAS A PARTIR DA PROPOSTA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E DIDÁTICA COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17178Keywords:
Atletismo, Propostas Didático-Pedagógicas, Educação Física EscolarAbstract
Este estudo refere-se ao conteúdo esportivo Atletismo e à proposta pedagógica Crítico-Emancipatória e didática comunicativa, de Kunz (1994), problematizando o ensino deste conteúdo na Educação Física Escolar. Caracteriza-se por ser um estudo do tipo descritivo e proposicional com base fenomenológica, através da tendência pedagógica citada, a partir de uma proposta de organização de aulas. Para tanto, partimos de experiências vivenciadas no processo de formação inicial (curso de Educação Física (EF) Licenciatura CEFD/UFSM) a partir de ações específicas constituídas nas disciplinas de Atletismo I e II, culminando na disciplina complementar de graduação (DCG), denominada Atletismo Escolar, na qual a interação universidade/escola contribuiu para a reflexão e a elaboração de uma possível organização do atletismo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-01
How to Cite
IORA, J. A.; MARQUES, C. L. O ATLETISMO ESCOLAR: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE AULAS A PARTIR DA PROPOSTA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E DIDÁTICA COMUNICATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.17178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17178. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos de Revisão