EDUCAÇÃO FÍSICA & NOVAS LINGUAGENS COMUNICACIONAIS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESORES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.168Resumo
O Laboratório de Mídia – LaboMídia – do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina oportuniza a seus acadêmicos, pós-graduandos e docentes uma aproximação com temas relacionados à Educação Física, Mídia e Novas Tecnologias de Informação, como a produção de materiais audiovisuais. O presente trabalho relata pesquisa que teve como objetivo investigar os significados atribuídos à produção de vídeos na formação em Educação Física. A metodologia contou com a realização de grupos focais com os sujeitos que mais produziram vídeos no LaboMídia no período 2003/2004, e análise de conteúdo de seus depoimentos. Observou-se que, além de estratégia didática, a produção de vídeos pode contribuir para a preparação dos professores de Educação Física quanto ao uso autônomo e crítico da mídia no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física – formação de professores – mídiaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).