NÍVEL MÉDIO DE ENSINO: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇO DE CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Flavio Medeiros Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v2i0.153

Resumo

Objetivando conhecer os conteúdos das aulas desenvolvidas regularmente no nível médio de ensino, utilizando-se de observações, registros, análises documentais, entrevistas e questionários, estudou-se o cotidiano escolar, pesquisando 99 aulas de Educação Física Escolar (EFE), ministradas por 11 professores, em cinco escolas, no início da década de 90. Considerando a realidade sócio-econômica-cultural circundante, refletida no cotidiano escolar, essas aulas foram criticadas e entendidas com apoio da concepção filosófico-pedagógica, que valoriza a interação prática-teoria, conteúdo forma e imediato-futuro. Constataram positividades nas oportunidades únicas de os escolares contactarem com formas culturais alheias ao seu ambiente, possibilitadas pelo lúdico e pelos momentos prazerosos proporcionados pela EFE. Verificaram-se equívocos didáticos, na hegemonização paradigmática desportivo-recreativa exclusões, imediatismos, simplificações pedagógicas, separação entre a prática e o conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Cotidiano Escolar, Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Medeiros Pereira

Prof. da faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Licenciado em Educacação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

PEREIRA, F. M. NÍVEL MÉDIO DE ENSINO: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇO DE CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 136–155, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v2i0.153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/153. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais