NÍVEL MÉDIO DE ENSINO: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇO DE CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Flavio Medeiros Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v2i0.153

Resumen

Objetivando conhecer os conteúdos das aulas desenvolvidas regularmente no nível médio de ensino, utilizando-se de observações, registros, análises documentais, entrevistas e questionários, estudou-se o cotidiano escolar, pesquisando 99 aulas de Educação Física Escolar (EFE), ministradas por 11 professores, em cinco escolas, no início da década de 90. Considerando a realidade sócio-econômica-cultural circundante, refletida no cotidiano escolar, essas aulas foram criticadas e entendidas com apoio da concepção filosófico-pedagógica, que valoriza a interação prática-teoria, conteúdo forma e imediato-futuro. Constataram positividades nas oportunidades únicas de os escolares contactarem com formas culturais alheias ao seu ambiente, possibilitadas pelo lúdico e pelos momentos prazerosos proporcionados pela EFE. Verificaram-se equívocos didáticos, na hegemonização paradigmática desportivo-recreativa exclusões, imediatismos, simplificações pedagógicas, separação entre a prática e o conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Cotidiano Escolar, Pedagogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavio Medeiros Pereira

Prof. da faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Licenciado em Educacação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2006-11-15

Cómo citar

PEREIRA, F. M. NÍVEL MÉDIO DE ENSINO: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇO DE CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 136–155, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v2i0.153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/153. Acesso em: 1 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais