O TREINO DAS TÉCNICAS AVANÇADAS DE TENISTAS ADULTOS FEDERADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TRÊS DIFERENTES CATEGORIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.10269Palavras-chave:
Tênis, Técnicas Avançadas, Adultos.Resumo
O objetivo desse estudo é responder duas questões norteadoras: (1) Qual a freqüência de treinamento dos Golpes de Preparação e dos Golpes de Definição de tenistas adultos federados; (2) Há diferenças estatisticamente significativas na comparação dos resultados das três categorias oficiais estabelecidas pela Federação Gaúcha de Tênis (FGT): “Livre, Maiores A, Maiores B”? Para tanto, foi aplicado o Inventário do Treino Técnico-desportivo do Tenista (ITTT-12), no qual os tenistas respondem com que freqüência eles treinam as 12 principais ações que constituem as técnicas avançadas no tênis. Através dos resultados obtidos, foi possível concluir que os GP são, indiscutivelmente, as ações mais relevantes na performance dos tenistas adultos federados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).