DIDÁCTICA INDUSTRIA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA COMPRENSIÓN DE LA CIENCIA

Autores/as

  • Paulo Carlan UNIJUÌ
  • Soraya Corrêa Domingues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.7674

Palabras clave:

Didáctica, Educación Física Escolar, Producción del Conocimiento

Resumen

El objetivo de este texto es comprender el tratamiento y el papel que la Didáctica viene asumiendo en las prácticas pedagógicas de la Educación Física escolar y si se siguieron las propuestas metodológicas críticas. Se utilizó como método a análisis de tres artículos científicos, cuya lectura desveló estructuras conceptuales que elucidaron los presupuestos teóricos y didáctico-metodológicos. Se concluye, posteriormente a la interpretación de los artículos científicos, que la Educación Física escolar debe superar el reduccionismo técnico-instrumental de la Didáctica y redimensionar su papel aproximándose a la dimensión pedagógica y epistemológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Carlan, UNIJUÌ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), Especialização em Educação pela Universidade regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1991) e Mestrado Em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutorando em Educação Física no Programa de Pós-Graduação na UFSC. Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, Atividades Aquáticas, Metodologia do ensino dos Esportes e História da Educação Física.

Soraya Corrêa Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Educação Física e filosofia (em curso) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Potenciais da Imagem, mestre em Educação pela UFBA, experiência docente na graduação e pós-graduação e atuação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFBA e na UFSC como bolsista do CNPq (2000/2005), da FAPESB (2005/2007) e atualmente da CAPES, desenvolvendo estudos sobre: “Ambientalismo” e Educação Física na Formação de Professores e na Política Pública, e Cultura e História na Educação Física: A imagem como fonte.

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pela Universitat Hannover (1987) e pós-doutorado pela Universitat Hannover (1996) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial da Pensar a prática (1415-4676), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (0101-3289), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (1807-5509), Revisor de periódico do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X), Revisor de periódico da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X) e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Ciências do Esporte.

Publicado

2009-11-30

Cómo citar

CARLAN, P.; DOMINGUES, S. C.; KUNZ, E. DIDÁCTICA INDUSTRIA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA COMPRENSIÓN DE LA CIENCIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.7674. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7674. Acesso em: 1 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios