DIDÁTICA OF PHYSICAL EDUCATION INDUSTRY: AN UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC

Authors

  • Paulo Carlan UNIJUÌ
  • Soraya Corrêa Domingues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.7674

Keywords:

Curriculum, Physical Education, Knowledge Production

Abstract

The objective of this paper is to understand the treatment and the role it has assumed a didactic teaching practices of physical education, and whether it followed the proposed methodological criticism. Was used as a method for analysis of three papers to be read unveiled conceptual frameworks that elucidate the theoretical and methodological-didactic. It was concluded after the interpretation of scientific articles that physical education must go beyond the reductionism of the technical-instrumental teaching and reassess the role of that approaching the pedagogical and epistemological.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Carlan, UNIJUÌ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), Especialização em Educação pela Universidade regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1991) e Mestrado Em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutorando em Educação Física no Programa de Pós-Graduação na UFSC. Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, Atividades Aquáticas, Metodologia do ensino dos Esportes e História da Educação Física.

Soraya Corrêa Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Educação Física e filosofia (em curso) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Potenciais da Imagem, mestre em Educação pela UFBA, experiência docente na graduação e pós-graduação e atuação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFBA e na UFSC como bolsista do CNPq (2000/2005), da FAPESB (2005/2007) e atualmente da CAPES, desenvolvendo estudos sobre: “Ambientalismo” e Educação Física na Formação de Professores e na Política Pública, e Cultura e História na Educação Física: A imagem como fonte.

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pela Universitat Hannover (1987) e pós-doutorado pela Universitat Hannover (1996) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial da Pensar a prática (1415-4676), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (0101-3289), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (1807-5509), Revisor de periódico do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X), Revisor de periódico da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X) e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Ciências do Esporte.

Published

2009-11-30

How to Cite

CARLAN, P.; DOMINGUES, S. C.; KUNZ, E. DIDÁTICA OF PHYSICAL EDUCATION INDUSTRY: AN UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.7674. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7674. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Ensaios