BEBÉS EN EL CONTEXTO DE LOS JUEGOS DE AVENTURA: UM ENSAYO DE ANÁLISIS

Autores/as

  • Emanuelle Sartori dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil manu_sartori@hotmail.com
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil marynelmagaranhani@gmail.com
  • Deborah Helenise Lemes de Paula Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil deborah.helenise@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73799

Palabras clave:

juego de aventura, bebé, cuerpo en movimiento

Resumen

El objetivo del estudio es presentar un ensayo de análisis sobre las primeras manifestaciones de un bebé en el contexto de los juegos de aventura. Para ello, analizamos narraciones de grabaciones de video sobre los primeros juegos en el contexto de la aventura, de un bebé de sexo femenino menor de 1 año. Los análisis se construyeron con base en estudios de Kleppe, Melhuish y Sandseter (2017), Le Breton (2009) y Goldschmied y Jackson (2008). Concluimos que la calidad de las oportunidades del juego ofrecidas a los bebés hará que las experiencias en situación de riesgo controlado sean una aventura interesante, siendo los adultos los encargados de ofrecer y brindar seguridad a las oportunidades del juego en el contexto de la aventura en la infancia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil marynelmagaranhani@gmail.com

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela UFPR, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e Pós-doutora em Educação (Contextos Educativos da Criança e Prática Docente) pela Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina - UNIVALI. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR (linha de pesquisa: linguagem, corpo e estética na educação). Coordena o Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, o qual é líder. Atua como voluntária internacional na Organização Mãos sem Fronteiras e foi Chefe do Departamento de Educação Física, Coordenadora do Curso Licenciatura em Educação Física e da Especialização (lato-sensu) em Educação Física Escolar da UFPR. Atuou como Coordenadora do Programa LICENCIAR da UFPR. Tem experiência nas áreas de ESTUDOS DO CORPO E MOVIMENTO e também ESTUDOS DA CRIANÇA. Atua nos seguintes temas: corpo, gestos e movimentos na formação humana; cultura infantil e pesquisa com crianças; docência na Educação Infantil e Educação Física na escola.

Deborah Helenise Lemes de Paula, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil deborah.helenise@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutoranda em Educação pela UFPR. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba. Têm experiência na formação de professores com os temas: Avaliação na Educação Física, Avaliação na Educação Infantil com ênfase na discussão do campo de experiência Corpo Gesto e Movimento, Parkour e Criança em movimento.

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

SARTORI DOS SANTOS, E.; CAMARGO GARANHANI, M.; HELENISE LEMES DE PAULA, D. BEBÉS EN EL CONTEXTO DE LOS JUEGOS DE AVENTURA: UM ENSAYO DE ANÁLISIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73799. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73799. Acesso em: 29 jun. 2024.

Número

Sección

Ensaios