THE BABIES IN THE CONTEXT OF ADVENTURE PLAY: AN ANALYSIS ESSAY

Authors

  • Emanuelle Sartori dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil manu_sartori@hotmail.com
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil marynelmagaranhani@gmail.com
  • Deborah Helenise Lemes de Paula Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil deborah.helenise@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73799

Keywords:

adventure play, baby, body in motion

Abstract

The objective of the study is to present an analysis essay on the first manifestations of a baby, in the context of adventure play. To do so, we analyzed narratives of video recordings about the first games in the context of adventure, of a female baby, under 1 year old. The analyzes were built based on studies by Kleppe, Melhuish and Sandseter (2017), Le Breton (2009) and Goldschmied and Jackson (2008). We conclude that the quality of the opportunities to play, offered to babies, will make the experiences in a situation of controlled risk an interesting adventure, and adults are responsible for offering and providing security for opportunities to play in the context of adventure in childhood.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil marynelmagaranhani@gmail.com

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela UFPR, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e Pós-doutora em Educação (Contextos Educativos da Criança e Prática Docente) pela Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina - UNIVALI. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR (linha de pesquisa: linguagem, corpo e estética na educação). Coordena o Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, o qual é líder. Atua como voluntária internacional na Organização Mãos sem Fronteiras e foi Chefe do Departamento de Educação Física, Coordenadora do Curso Licenciatura em Educação Física e da Especialização (lato-sensu) em Educação Física Escolar da UFPR. Atuou como Coordenadora do Programa LICENCIAR da UFPR. Tem experiência nas áreas de ESTUDOS DO CORPO E MOVIMENTO e também ESTUDOS DA CRIANÇA. Atua nos seguintes temas: corpo, gestos e movimentos na formação humana; cultura infantil e pesquisa com crianças; docência na Educação Infantil e Educação Física na escola.

Deborah Helenise Lemes de Paula, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil deborah.helenise@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutoranda em Educação pela UFPR. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba. Têm experiência na formação de professores com os temas: Avaliação na Educação Física, Avaliação na Educação Infantil com ênfase na discussão do campo de experiência Corpo Gesto e Movimento, Parkour e Criança em movimento.

Published

2023-05-31

How to Cite

SARTORI DOS SANTOS, E.; CAMARGO GARANHANI, M.; HELENISE LEMES DE PAULA, D. THE BABIES IN THE CONTEXT OF ADVENTURE PLAY: AN ANALYSIS ESSAY. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73799. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73799. Acesso em: 29 jun. 2024.

Issue

Section

Ensaios