O Yoga como componente curricular na formação acadêmica e profissional em Educação Física

Autores

  • Camila Rubira Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil camilarubira@hotmail.com
  • Aniê Coutinho de Oliveira Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, anieoli@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8228-2720

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.73302

Palavras-chave:

Yoga, Educação Superior, Projeto Pedagógico de Curso, Pesquisa Documental

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar como o ensino do Yoga vem sendo oportunizado na formação acadêmica e profissional em Educação Física, por meio da análise do Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física de Universidades Federais do Brasil que ofertam disciplinas voltadas para tal ensino. Com base nas técnicas da Análise de Conteúdo, foram categorizadas a ementa de 13 disciplinas, evidenciando a articulação do Yoga com três subáreas: saúde; ginástica e ensino. Conclui-se, que a inserção vem ocorrendo em 12 cursos, porém de modo optativo e com distribuição desigual nas UF espalhadas pelo Brasil. Ademais, com resquícios de aproximação com a ginástica e com a área da saúde, gerando lacunas na formação do profissional que atuará com o Yoga.

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Biografia do Autor

Aniê Coutinho de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, anieoli@gmail.com

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas; Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formação em Yoga Anandam/POA. Atua como professora Adjunta no Departamento de Ginástica e Saúde da Escola Superior de Educação Física/UFPel e docente no Programa de Residência Multiprofissional e em Àrea Profissional da Saúde.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

RUBIRA SILVA, C.; COUTINHO DE OLIVEIRA, A. O Yoga como componente curricular na formação acadêmica e profissional em Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.73302. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73302. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais