El camino categórico de la naturaleza y la historia

relevancia para los estudios sobre el ser social y su corporeidad en el ámbito de la Educación Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72801

Palabras clave:

Naturaleza, Historia, Ontología, Ser Humano, Ser Social

Resumen

Este ensayo sigue el desarrollo de las categorías naturaleza e historia en el pensamiento socio-filosófico occidental hasta el siglo XVIII. El estudio centrado en estas categorías, las entiende como presupuestos importantes para una ontología del ser social presente en la obra de Marx, Engels y Lukács. Entiende también como necesaria, la revisión de la elaboración de estos fundamentos para comprender el cuerpo y la corporeidad humana constituida en el complejo relacional de estas categorías. Se concluye que la antinomia entre lo natural y lo histórico-social en este período no tiene resoluciones concretas y satisfactorias para la comprensión del complejo, pero es posible observar el intento de escisión y superación de la naturaleza por parte del espíritu racional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcel Farias de Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil marcelfs@ufg.br

Possui doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (2020). Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (2005) com especialização (lato sensu) na área escolar realizada nesta mesma instituição. É mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da mesma universidade no curso de licenciatura e bacharelado em educação física. Foi professor no curso de educação física parcelado (Convênio VII) oferecido pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO/UEG) e no curso de licenciatura em educação física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi professor efetivo de educação física na Rede Municipal de Educação da cidade de Goiânia (Escola Municipal Maria Genoveva). Participou do Centro de Pesquisa em Cultura Japonesa do Estado de Goiás (CPCJ-GO), que foi uma parceria com o Centro de Estudos Orientais (CEO) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de estudos ontológico-epistemológicos sobre o corpo e corporeidade na Educação Física, na educação física escolar, sociologia e pedagogia do esporte, estudos culturais sobre as práticas corporais orientais.

Edson Marcelo Hungaro, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil mhungaro@unb.br

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul (1988), possui Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2008) - na área de concentração Educação Física e Sociedade; e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2015). Professor Associado da Faculdade de Educação Física/FEF da Universidade de Brasília - UnB, onde leciona as seguintes disciplinas, na graduação: Pesquisa em Educação Física; Educação Física e Educação Estética; Ciência e Educação Física (licenciatura e bacharelado); Didática da Educação Física; Lazer, trabalho e sociedade; Pedagogia da Educação Física no Ensino Fundamental; e Fundamentos Históricos e Teóricos da Educação Física. Na pós-graduação: Teoria Social, Pós-modernidade e Educação Física; e Tendências da Educação Física Escolar. No ensino à distância (UAB), foi professor autor e supervisor das disciplinas Fundamentos Pedagógicos da Educação Física no Ensino Fundamental e Lazer, Sociedade e Trabalho. Coordenador do AVANTE - Grupo de pesquisa e formação sócio-crítica em educação física, esporte e lazer da FEF/UnB - que integra a Rede CEDES do Ministério do Esporte. Vice diretor da Faculdade de Educação Física de 2014-2017 e coordenou o curso de Educação Física da FEF/UnB de 2001 a 2013. Vice-presidente e membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE por duas gestões (2009-2011 e 2011-2013) entidade que representou no Conselho Nacional de Esporte do Ministério do Esporte.

Publicado

2023-02-27

Cómo citar

FARIAS DE SOUSA, M.; MARCELO HUNGARO, E. El camino categórico de la naturaleza y la historia: relevancia para los estudios sobre el ser social y su corporeidad en el ámbito de la Educación Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72801. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72801. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Ensaios