The categorical path of nature and history:

relevance for studies on the social being and its corporeality in the scope of Physical Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72801

Keywords:

Nature, History, Ontology, Human being, Social being

Abstract

This essay follows the development of the nature and history categories in Western social-philosophical thought up to the 18th century. The study focused on these categories, understands them as important presuppositions for an ontology of the social being present in the work of Marx, Engels and Lukács. It also understands as necessary, the revision of the elaboration of these foundations to understand the body and the human corporeity constituted in the relational complex of these categories. It is concluded that the antinomy between the natural and the historical-social in this period does not have concrete and satisfactory resolutions for the understanding of the complex, but it is possible to observe the attempt to split and overcome nature by the rational spirit.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcel Farias de Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil marcelfs@ufg.br

Possui doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (2020). Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (2005) com especialização (lato sensu) na área escolar realizada nesta mesma instituição. É mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da mesma universidade no curso de licenciatura e bacharelado em educação física. Foi professor no curso de educação física parcelado (Convênio VII) oferecido pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO/UEG) e no curso de licenciatura em educação física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi professor efetivo de educação física na Rede Municipal de Educação da cidade de Goiânia (Escola Municipal Maria Genoveva). Participou do Centro de Pesquisa em Cultura Japonesa do Estado de Goiás (CPCJ-GO), que foi uma parceria com o Centro de Estudos Orientais (CEO) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de estudos ontológico-epistemológicos sobre o corpo e corporeidade na Educação Física, na educação física escolar, sociologia e pedagogia do esporte, estudos culturais sobre as práticas corporais orientais.

Edson Marcelo Hungaro, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil mhungaro@unb.br

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul (1988), possui Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2008) - na área de concentração Educação Física e Sociedade; e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2015). Professor Associado da Faculdade de Educação Física/FEF da Universidade de Brasília - UnB, onde leciona as seguintes disciplinas, na graduação: Pesquisa em Educação Física; Educação Física e Educação Estética; Ciência e Educação Física (licenciatura e bacharelado); Didática da Educação Física; Lazer, trabalho e sociedade; Pedagogia da Educação Física no Ensino Fundamental; e Fundamentos Históricos e Teóricos da Educação Física. Na pós-graduação: Teoria Social, Pós-modernidade e Educação Física; e Tendências da Educação Física Escolar. No ensino à distância (UAB), foi professor autor e supervisor das disciplinas Fundamentos Pedagógicos da Educação Física no Ensino Fundamental e Lazer, Sociedade e Trabalho. Coordenador do AVANTE - Grupo de pesquisa e formação sócio-crítica em educação física, esporte e lazer da FEF/UnB - que integra a Rede CEDES do Ministério do Esporte. Vice diretor da Faculdade de Educação Física de 2014-2017 e coordenou o curso de Educação Física da FEF/UnB de 2001 a 2013. Vice-presidente e membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE por duas gestões (2009-2011 e 2011-2013) entidade que representou no Conselho Nacional de Esporte do Ministério do Esporte.

Published

2023-02-27

How to Cite

FARIAS DE SOUSA, M.; MARCELO HUNGARO, E. The categorical path of nature and history: : relevance for studies on the social being and its corporeality in the scope of Physical Education. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72801. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72801. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Ensaios