O ENSINO DOS SISTEMAS DEFENSIVOS DO HANDEBOL: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS ACERCA DA CATEGORIA CADETE

Autores/as

  • Rafael Pombo Menezes CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7269

Palabras clave:

Handebol, Pedagogia do Esporte, Tática Defensiva.

Resumen

Na categoria cadete o ensino dos sistemas defensivos deve priorizar a resolução dos mais variados tipos de tarefas, sejam elas motoras ou cognitivas, considerando os níveis de desenvolvimento dos jogadores, os métodos de ensino adotados pelos treinadores e as experiências prévias dos jogadores dentro da modalidade. A identificação dessas características permite apontar a necessidade da formação de defensores ofensivos, que perturbem constantemente os atacantes adversários, limitando suas áreas de atuação e dificultando o jogo coletivo ofensivo, para que haja a rápida recuperação da posse de bola. O trabalho do treinador deve pautar-se na formação de jogadores com atuação plural e de comportamento flexível no jogo, e não de jogadores especializados técnico-taticamente.

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Biografía del autor/a

Rafael Pombo Menezes, CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP.

Docente do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) – /SP.

Publicado

2010-05-05

Cómo citar

MENEZES, R. P. O ENSINO DOS SISTEMAS DEFENSIVOS DO HANDEBOL: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS ACERCA DA CATEGORIA CADETE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.7269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7269. Acesso em: 1 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão