Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70054

Palabras clave:

Metodologia Integrada, Deportes Colectivos de Invasión, Pensamiento Complejo.

Resumen

Los deportes colectivos de invasión se han investigado a partir de la complejidad con propuestas metodológicas sistémicas. A la luz del pensamiento complejo, abordamos la Pedagogía Deportiva y la Teoría del Entrenamiento Deportivo y presentamos posibilidades de integración de las dimensiones humanas en los procesos de entrenamiento, a través de una perspectiva interdisciplinar, como medio para realizar tareas de aprendizaje, sesiones de enseñanza y los programas más ecológicos y holísticos. Con esto, invitamos a la comunidad académica a reflexionar sobre las posibilidades de incrementar las propuestas metodológicas existentes, la importancia de investigaciones interdisciplinarias y la necesidad de repensar la formación académica hacia la transdisciplinariedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Korsakas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Limeira, São Paulo, Brasil, pkorsakas@gmail.com

Doutoranda em Educação Física - FEF/UNICAMP

Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia do Esporte (LEPE-FCA/UNICAMP)

Mestre em Pedagogia do Movimento e Bacharel em Esporte pela EEFEUSP

Docente em cursos de Especialização em Psicologia do Esporte e Pedagogia do Esporte

Consultora em Esporte e Desenvolvimento Humano para programas de formação esportiva e desenvolvimemento de treinadores

Angélica Tamara Tuono, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, angelicatuono91@hotmail.com

Mestre em Ciências do Esporte pela FEF-UNICAMP.

Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo - GTMTD/UNICAMP

Especialista em Fisiologia do Esforço no Treinamento, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP 2017-2018)

Graduada em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba   

Coordenadora de Esportes na Associação Desportiva e Recreativa São Pedrense.

Alexandre Gomes de Almeida, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, agalmeida74@gmail.com

Doutorando em Biodinâmica da Movimento Humano e Esporte pela FEF/UNICAMP

Mestre em Motricidade Humana pela UNESP Rio Claro. 

Graduado em Educação Física pela UNESP Bauru

Docente no Ensino Superior em cursos de Educação Física nas áreas de Handebol, Treinamento em Esportivo e Fisiologia do Exercício.

Técnico de Handebol e Beach Handball em equipes de competição e membro de comissões técnicas de seleções do Brasil, Equador e Espanha.

Vivian Castillo de Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, viviancdelima@gmail.com

Mestra em Atividade Fisica para Grupos Diferenciados pela FEF/UNICAMP.

Graduada em Educação Física pela FEF/UNICAMP

Experiência na área do treinamento de força com ênfase em treino e reabilitação funcional e exercícios de dupla tarefa.

João Paulo Borin, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, profjoaoborin@gmail.com

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da FEF/UNICAMP

Docente da Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Ciências do Esporte. 

Docente do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba, vinculada ao Núcleo de Performance Humana. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa (CNPq) em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo FEF/UNICAMP Livre Docente na Área de Esporte e Treinamento na UNICAMP.

Doutor em Educação Física pela UNICAMP

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas

Aprofundamento em Treinamento Desportivo na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou/Rússia.

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal

Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Físico e Esportivo, atuando principalmente nos temas Metodologia do Treinamento Esportivo em esportes olímpicos e paralímpicos

Publicado

2022-05-27

Cómo citar

KORSAKAS, P.; TAMARA TUONO, A. .; GOMES DE ALMEIDA, A. .; CASTILLO DE LIMA, V. . .; PAULO BORIN, J. Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.70054. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70054. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios