ABRINDO AS PORTAS PARA AS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Flora Sumie Takamori Prefeitura Municipal de Guarulhos
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto FEF - UNICAMP
  • Maikon Oliveira Liporoni Instituto Oripaba
  • Mario Johannes Henricus Palmen Secretaria da Educação – SP
  • Thais Di Cavallotti Centro Universitário Herminio Ometto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.6729

Palabras clave:

Atividades Circenses, Educação Física Escolar, Circo.

Resumen

Este artigo relata a experiência do desenvolvimento de atividades circenses em aulas extra-curriculares de Educação Física, num projeto social patrocinado pela lei de incentivo fiscal na cidade de Mauá (SP), durante o ano de 2006. Nele descrevemos a importância deste tipo de atividade para as aulas de Educação Física, assim como as modalidades circenses abordadas, o processo pedagógico empregado e outros aspectos que permearam o referido projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flora Sumie Takamori, Prefeitura Municipal de Guarulhos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Guarulhos (2001)

Professora da Escola Municipal de Guarulhos

Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar – FEF - Universidade Estadual de Campinas.

http://lattes.cnpq.br/8497088536547242

Marco Antonio Coelho Bortoleto, FEF - UNICAMP

Departamento de Educação Motora - FEF - UNICAMP - Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses.

Maikon Oliveira Liporoni, Instituto Oripaba

Graduado em Ed. Física pela Faculdades Integradas de Ribeirão Pires em 2005.

Especialização em Pedagogia do esporte escolar, Unicamp em 2007.

Coordenador Esportivo, Profº Arte Circense,  Instituto Oripaba

R: Florianópolis, 155. Jd. Mirante, Ribeirão Pires.

Tel: 011- 4828-1694 Cel: 011-7182-9906

 

 

Mario Johannes Henricus Palmen, Secretaria da Educação – SP

http://lattes.cnpq.br/9296525395772250

Graduado em Educação Fisica pelo Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2005)

 

Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2007)

Thais Di Cavallotti, Centro Universitário Herminio Ometto

 

http://lattes.cnpq.br/6819696759813934

 

Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

 

 

Licenciatura Plena Educação Física pelo Centro Universitário Herminio Ometto (2004)

Publicado

2010-05-05

Cómo citar

TAKAMORI, F. S.; BORTOLETO, M. A. C.; LIPORONI, M. O.; PALMEN, M. J. H.; DI CAVALLOTTI, T. ABRINDO AS PORTAS PARA AS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.6729. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6729. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão