MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA E SUAS COLABORAÇÕES MÚTUAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Carlos Magno Monteiro da Silva Universidade Castelo Branco
  • Alessandro Jesus do Carmo Universidade Castelo Branco
  • Anderson Pontes Morales Universidade Castelo Branco
  • Vernon Furtado da Silva Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6433

Palabras clave:

Psicomotricidade, Educação Física, Matemática

Resumen

Este artigo resulta de um estudo qualitativo e quantitativo envolvendo um trabalho de campo com crianças alunas de uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foram utilizados os resultados da avaliação acadêmica de Matemática e aplicados os testes da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, buscando-se verificar, através destes, quais atividades motoras estão mais relacionadas com aspectos cognitivos de alta demanda da referida bateria, relacionando-se estas com o aprendizado de matemática. Este artigo propõe-se a verificar uma probabilística interação entre os conteúdos de aprendizagem hábil-motriz e a matemática. Os resultados definidos por instrumentais estatísticos mostraram a existência desta relação em crianças em nível da quinta,mas não nas da segunda série.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Magno Monteiro da Silva, Universidade Castelo Branco

Mestrando em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco / RJ

Licenciado em Eletrônica Industrial pela FABES/RJ, Técnólogo em sistema de Informação pela FSJ/RJ, Licenciado Pleno em Física pela UniMSB/RJ e Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro. Possui Especialização Lato-sensu em Informatica Aplicada a Educação pela UCB/RJ, MBA em Gestão Empresarial pela FAMA/RJ e atualmente está em fase de defesa de Tese do Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ. É Engenheiro Especialista em Satélites da Empresa Embratel, Professor de cursos de Pós-graduação nas áreas de Engenharia e Aviação e Professor de cursos técnicos nas á reas de Mecânica e Eletrotécnica.

Alessandro Jesus do Carmo, Universidade Castelo Branco

Mestrando em Ciência da Motricidade Humana - Universidade Castelo Branco/RJ

Lincenciado em Educação Física - Universidade Castelo Branco/RJ. Possui especialização em Docência Superior - ISEP/RJ. Atualmente é docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, da Universidade Unigranrio e da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Católica de Petrópolis.

Anderson Pontes Morales, Universidade Castelo Branco

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco / RJ

Anderson P ontes Morales é Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO/RJ, Professor da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (secretaria municipal de educação), Professor pela Prefeitura Municipal de Macaé (secretaria municipal de esporte e lazer), Professor pelos Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA/CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ).
Possui Especialização Lato-senso em Biomecânica do Movimento pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro)/RJ.
Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco / RJ

Vernon Furtado da Silva, Universidade Castelo Branco

Doutor em Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora - University of Maryland / USA

Professor titular, coordenador do Laboratório de Neuromotricidade e Performance Motora e do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem Neural (CNPq)

Publicado

2009-08-26

Cómo citar

DA SILVA, C. M. M.; DO CARMO, A. J.; MORALES, A. P.; DA SILVA, V. F. MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA E SUAS COLABORAÇÕES MÚTUAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.6433. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6433. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais