MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA E SUAS COLABORAÇÕES MÚTUAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6433Keywords:
Psicomotricidade, Educação Física, MatemáticaAbstract
Este artigo resulta de um estudo qualitativo e quantitativo envolvendo um trabalho de campo com crianças alunas de uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foram utilizados os resultados da avaliação acadêmica de Matemática e aplicados os testes da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, buscando-se verificar, através destes, quais atividades motoras estão mais relacionadas com aspectos cognitivos de alta demanda da referida bateria, relacionando-se estas com o aprendizado de matemática. Este artigo propõe-se a verificar uma probabilística interação entre os conteúdos de aprendizagem hábil-motriz e a matemática. Os resultados definidos por instrumentais estatísticos mostraram a existência desta relação em crianças em nível da quinta,mas não nas da segunda série.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2009-08-26
How to Cite
DA SILVA, C. M. M.; DO CARMO, A. J.; MORALES, A. P.; DA SILVA, V. F. MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA E SUAS COLABORAÇÕES MÚTUAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.6433. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6433. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais