Educação Física ... a força do dispositivo biopolítico em a educação do corpo

Autores/as

  • Angela Liliana Rocha Bidegain Universida Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.5883

Palabras clave:

educação física - biopolítica - dispositivo - subjetividade

Resumen

 

É claro que o nosso ponto de partida é o presente, e os temas que nos interessam são da ordem do aqui e agora, no entanto, é necessário usar o passado para compreender determinados aspectos da realidade que temos diante de nós, temos de mostrar que não é "natural" as coisas são assim e isto não é alcançado somente por meio de revisão da história, mostrando que não há nada inocentes na maneira de interpretar os fatos, que "coisas" nem sempre foram assim e por de modo que poderia ser de outra forma. Esta tarefa não está concluída, sem recorrer à gênese sem historicizar, sem demonstrar que os nós de tecido que foi lentamente tecelagem para chegar até este tapeçaria, a Educação Física que temos prendido o cão como o sino Pavolov . Pode-se dizer que o grande caleidoscópio da teoria, cada parte todo o caminho, mas o que dizer de tudo?. Esta questão vai tentar responder, e temos de analisar como é que cada parte estava localizada, local que foi designado, em qualquer caso, o que foi atribuído?.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Liliana Rocha Bidegain, Universida Nacional de La Plata

Prof. en Educación Física. Maestranda en Educación Corporal. Jéfe de trabajos prácticos de la asignatura Educación física 5 - Prof. del Semianrio Observación y prácticas en el Nivel Superior del Profesorado y Licenciatura en Educación física de la UNLP - Argentina 

Publicado

2009-08-26

Cómo citar

ROCHA BIDEGAIN, A. L. Educação Física ... a força do dispositivo biopolítico em a educação do corpo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.5883. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/5883. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios