Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo

Autores/as

  • Bruno Vasconcellos Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Aleixo Alves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.56332

Palabras clave:

Formação continuada, Experiência, Educação Física

Resumen

O estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Vasconcellos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Mestre em Educação Física na linha de investigação Currículo e formação de professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Professor estatutário nas redes Muninicpais de Ensinos de Cariacica- ES e Vila Velha- ES. Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação.  Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Espírito Santo, Brasil.

Cláudia Aleixo Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de formação de professores e currículo. Professora de educação física IFF- Itaperuna.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

SILVA, B. V.; FIGUEIREDO, Z. C. C.; ALVES, C. A. Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.56332. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56332. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais