Desenvolvimento de um programa federativo de formação de treinadores baseado em competências: o caso da CBRU

Autores/as

  • Vitor Ciampolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.55675

Palabras clave:

Formação Profissional, Currículo, Educação, Esportes.

Resumen

Este estudo de caso buscou descrever o desenvolvimento histórico do programa de formação de treinadores da Confederação Brasileira de Rugby, assim como identificar os fatores que o influenciaram a alcançar a proposta atual. Realizou-se um levantamento das fontes documentais da CBRu e do programa ofertado, bem como entrevistas semiestruturadas com o diretor de desenvolvimento da entidade. Os resultados apontam pela criação do programa a partir de um contexto amador do rugby brasileiro, no qual se destacou o suporte da World Rugby no oferecimento de um modelo inicial para implementação. Além disso, identificou-se a importância do participante na busca pelo constante aprimoramento do programa, assim como nas adaptações para atender as necessidades dos treinadores da modalidade.

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Biografía del autor/a

Vitor Ciampolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

CIAMPOLINI, V.; MILISTETD, M.; NASCIMENTO, J. V. do. Desenvolvimento de um programa federativo de formação de treinadores baseado em competências: o caso da CBRU. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.55675. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55675. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais