Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde

Autores/as

  • Alessandro Demel Lotti Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil alex.lotti@gmail.com
  • Eunice Nakamura Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil eunice_nakamura@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54518

Palabras clave:

Educação Física, Significados, Prática Profissional, Profissionais de Saúde

Resumen

O objetivo deste trabalho é compreender e analisar os significados da prática profissional na saúde a partir da experiência dos três únicos profissionais de Educação Física, atuantes no SUS, na cidade de Santos-SP, em 2015. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica. A análise revelou pouco conteúdo sobre saúde pública/coletiva na formação básica dos profissionais, atenuado pelas vivências cotidianas nas unidades de saúde, constatando-se que os benefícios das atividades advêm de uma prática voltada ao vínculo, à convivência e à socialização. A ressignificação de suas práticas profissionais leva à necessidade de conferir uma maior legitimidade ao trabalho que desenvolvem, também transformando suas identidades profissionais.

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Biografía del autor/a

Alessandro Demel Lotti, Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil alex.lotti@gmail.com

Graduado em Educação Física 

Mestre em Ciências da Saúde

Eunice Nakamura, Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil eunice_nakamura@hotmail.com

Doutora em Antropologia Social. Vinculada ao departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Docente do programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, na linha de pesquisa "Ciências Humanas, Sociais e Saúde".

Publicado

2020-05-12

Cómo citar

LOTTI, A. D.; NAKAMURA, E. Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.54518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54518. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais